E esse tal jornalismo de conteúdo…


Sim! Você e eu sabemos que existe uma tonelada de conteúdo sobre praticamente qualquer assunto que pesquisamos na internet. Mas, vem cá? Você também passa, às vezes, muito tempo até encontrar informações úteis, valiosas e que não sejam apenas mais do mesmo, que obviamente são um esforço para ranquear para alguma palavra-chave?

O efeito disso: muito conteúdo superficial e até cópias grosseiras dominando os resultados da pesquisa versus alguns artigos aprofundados, mas difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de compreender a mensagem.

São raros os artigos que combinam autenticidade a conteúdo de alta qualidade. Esses são resultado do que vem sendo chamado de jornalismo de conteúdo. Uma categoria que fica entre o marketing de conteúdo tradicional e o jornalismo de marca.

Essa modalidade combina entrevistas, pesquisas aprofundadas, técnicas de narrativas com estratégias bem construídas de marketing e SEO. É uma abordagem que gera conteúdo de qualidade, autoridade e resultados para o negócio.

É uma estratégia mais assertiva que também exige mais tempo para ser elaborada e implementada. Só é possível a partir de um entendimento mais aprofundado do assunto, do negócio, do segmento e, principalmente, do público a que o conteúdo se destina.

E, definitivamente, é improvável praticar jornalismo de conteúdo e obter resultados, a partir de um desenho superficial de persona, prática tão disseminada no marketing de conteúdo.

O jornalismo de conteúdo pode ser uma solução para trabalhar assuntos mais técnicos, de nicho ou B2B, apresentados de forma acessível, educacional e que, de fato, agreguem valor para quem os procura, repercutindo em resultados de longo prazo para o negócio.

As definições e fronteiras entre esses conceitos são muito sutis. Tanto marketing de conteúdo como jornalismo de marca já foram incorporados pelo mercado e pela academia há alguns anos.
Para Joe Pullizzi do Content Marketing Institute (CMI), marketing de conteúdo é um processo de marketing para criar e distribuir conteúdo valioso, visando atrair, adquirir e engajar um público-alvo com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa.

O jornalismo de marca, por sua vez, destina-se a conectar o público em um nível pessoal e criar uma impressão favorável da marca, ao contar histórias que transmitem a “personalidade” de uma marca.