Como fazer a diferença na liderança de pensamento?

Denise Bresseau é talvez maior autoridade em liderança de pensamento atualmente. Para ela, existem rotas para um autêntico líder fazer a diferença.

Para se tornar uma líder de pensamento você não precisa adotar todas elas de uma vez, mas deve combinar algumas em momentos diferentes para atingir resultados na sua estratégia.

 

  1. Defina se posicionamento

Pessoas que desejam ser verdadeiros líderes de pensamento direcionam seu foca em promover mudanças, em transformar a maneira como as coisas sempre foram feitas.

Essas pessoas estão dispostas a tomar uma posição diante de grandes causas.

A reflexão aqui é quem e o que você representa, pense nisso.

  1. Dê visibilidade aos outros

Um dos papéis que a liderança de pensamento pode desempenhar é se engajar para amplificar as melhores ideias da sua comunidade.

A recomendação é anote os autores dos conteúdos que você consome

regularmente. Avalie se alguma dessas pessoas não está fazendo algo que precisa ser compartilhado e ter mais endosso para ajudar mais pessoas.

 

  1. Saia do seu quintal

Geralmente é quando nos distanciamos dos nosso campo ou daquilo que já dominamos, que as novas e melhores ideias vêm.

Diferentes perspectivas podem surgir do frescor do novo, de uma mudança de arena, de uma conversa com alguém de outras áreas, segmentos.

Descubra onde você pode obter abordagens ainda não experimentadas, mude a leitura, o trajeto, as séries, filmes…

 

  1. Traga o futuro para o presente

Imagine que você está no seu futuro ideal. Tudo que você desejou, projetou agora é real e está diante de você. Então olhe para trás e pergunte a si mesmo, o que seria necessário acontecer para tornar isso possível.

Descreva, desenhe esses passos, construa a sequência de realizações que transforma esse futuro uma realidade.

 

  1. Conte histórias de impacto

Que tal documentar suas histórias que você coleciona e que podem inspirar e mobilizar outras pessoas que desejam se envolver no seu projeto, na sua causa, no seu trabalho.

Relembre histórias reais, com riqueza de detalhes, mas que sejam claras e, se possível, breves.

A maneira como você pode compartilha sua jornada pode ser envolvente e trazer identificação.

  1. Seja persuasivo

Uma marca dos líderes de pensamento, geralmente, é a habilidade em debater e sustentar suas perspectivas e pontos de vista. Isso vem de um domínio e embasamento profundo das ideias e princípios que defende.

Também exige empatia com para o ponto de vista do outro. Um entendimento do por que outras pessoas veem mundo de forma diferente, de que ponto elas partem.

A grande questão aqui é instigar a ampliação do debate. Afinal, muito da liderança de pensamento é sobre o outro.

  1. Mapeie tendências

Podemos nos mover mais rapidamente quando compreendemos profundamente o mundo em que nos cerca. Procure entender as forças que atuam em sua indústria. Em seguida, estude como você pode capitalizar essas tendências e adotá-las.

  1. Prepare a próxima geração

Já pensou em quem pode levar seu trabalho adiante e o que necessário para que isso aconteça. Registre e sistematize seus métodos para que outros possam construir a partir do ponto em que você chegou.

Identifique pessoas possam ter interesse em aprender com suas experiências e conhecimentos e pense em como você pode transmitir isso.